quinta-feira, 21 de outubro de 2010

As primeiras impressões

Uma dose cavalar de realidade, na nova
produção do Teatro Popular de Ilhéus
            Um convite para conhecer de perto a realidade de uma das mais desassistidas comunidades de Ilhéus. Esse é um dos objetivos da mais nova produção do Teatro Popular de Ilhéus, o espetáculo teatral “Nazareno, Contra o Dragão da Maldade”, que estreou na última quarta-feira, na Casa dos Artistas e segue em cartaz de quarta à sexta, até o dia 05 de novembro, sempre a partir das 20h.
         Logo na entrada o público é surpreendido com um pedido para que retirem seus sapatos. Com o chão coberto de barro, a ambientação, misturada com uma surpreendente cenografia, ajuda a transportar os presentes para a comunidade que serve de pano de fundo para a trama: a Vila Nazaré. O protagonista, Nazareno, inspirado em um morador do local, bastante conhecido na cidade, o Seu Barreto, dedica boa parte do seu tempo não apenas lutando pela sobrevivência sua e de seus dois filhos, mas heroicamente reivindicando melhorias para a sua comunidade.
         Com texto e direção de Romualdo Lisboa, e interpretado pelos atores Ely Izidro, Tânia Barbosa e Elielton Cabeça (também responsável pela trilha sonora), a peça é uma dose cavalar de realidade. Vídeos intercalados às falas dos atores e músicas executadas ao vivo, com peculiares e artesanais instrumentos, ajudam a compor o cenário, e por cerca de 1:20h, todos se desligam de seus cotidianos e rotinas e mergulham profundamente na vida e sofrimento de personagens incrivelmente reais, e quem sem dúvida poderão passar por nós em qualquer esquina.
       O espetáculo tem o patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Valor do ingresso R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). A Casa dos Artistas fica na rua Jorge Amado, nº39, centro, Ilhéus. (Essas são as palavras de Hans que assistiu o espetáculo no dia da estréia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário